top of page

Esquecendo-me das Coisas que Para Trás Ficam

Atualizado: 1 de nov. de 2018

FILIPENSES 3,13

“… esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim!” (Filipenses, 3.13)

O tempo que estamos vivendo é muito importante porque é um tempo profético. É tempo de obedecermos a Voz de Deus e irmos para um nível superior ao que temos vivido até hoje. Deus tem um novo patamar para cada um de nós, bem mais alto, bem mais amplo. Devemos sair de nós mesmo e ir para além de onde temos estado, em todas as áreas: na área da família, na área do trabalho, na área financeira, na área do testemunho, na área do servir a Deus.

Cada área da nossa vida vai crescer muito, porque vamos transmitir ensinamentos bíblicos, não superstições, não sabedoria humana, mas, da parte do Espírito de Deus, sabedoria sólida que os homens desta terra nunca entenderam, porque ela vem do Coração de Deus.


Paulo, na Epístola aos Filipenses, registrou coisas muito importantes que nos ajudarão a dar estes passos em direção a um novo nível de vida. Filipenses 3:12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.” Esta expressão “mas prossigo para conquistar” vai tomar conta da nossa vida de agora em diante. Vemos que em Deus não há perdas, não há derrotas, não há fraquezas. Em Deus não há descidas. Em Deus há um prosseguir para conquistar.


Depois, Paulo diz no vs. 13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço:esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão…  ‘Eu me esqueço das coisas que vivi até hoje, das frustrações, das dores, dos momentos terríveis, e avanço.’ Por que Paulo diz que é preciso esquecer, romper com o passado? É porque, se muitas vezes o passado foi de dor, de angústias, esse passado terá tanto peso, que não nos deixará avançar.

Depois, ele diz no vs. 14 “… prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”


Paulo disse em 1 Coríntios 2:9 “… mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Se Deus tem preparado tantas coisas, nós temos que avançar para tomar posse delas. É HORA DE PROSSEGUIR, DE AVANÇAR, DE CONQUISTAR ALVOS.


JOSÉ, filho de Jacó, um homem que viveu na mediocridade; os irmãos tinham ciúmes dele. Ele revelava sonhos a seu pai; havia uma guerra de família e seus irmãos pensaram até em matá-lo. Jogaram-no no poço, foi vendido, foi escravo, foi tentado por uma mulher, foi para uma prisão… mas ele era um homem fiel, diligente, e, dentro da prisão, trabalhando, ganhou a confiança do carcereiro. Um dia faraó teve um sonho… e, de repente, por causa da interpretação desse sonho, ele se tornou o primeiro ministro do Egito. Sabes por que? Porque ele nunca aceitou a mediocridade na vida.

você não deve aceitar a mediocridade. Deve saber que Deus tem um posto mais alto para você. Este homem, José, saiu do fundo de um poço para um trono.

Vamos deixar as coisas que para traz ficaram. Não fique se lamentando, dizendo que algo não ocorreu, ou que não deu certo. Isso é passado. você tem uma nova proposta de vida. Veja o que diz Isaías 43:18 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.”


Não pense que tudo que te frustrou, que foi horror, negativo, vai continuar sendo. Não! Olha o que o Senhor nos diz no vs. 19 “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo.”  Deus está fazendo alguma coisa nova entre nós. HÁ ALGUMA COISA NOVA SAINDO À LUZ!

Deus está dizendo algo profético em Deuteronômio 2:3 “Tendes já rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.” Há pessoas que já rodearam bastante a montanha – um problema grave, uma doença incurável, uma crise financeira, um problema de família, uma incapacidade pessoal… Deus está dizendo: ‘Você já rodeou bastante esta montanha. Já basta! Vira-te para o norte agora!’ Norte quer dizer rumo, sentido de vida. Basta de montanha rodeada!

Uma infância dolorosa, cheia de traumas emocionais, ou até físicos, produz marcas profundas na alma. Pais problemáticos, neuróticos, viciados, disfuncionais que, dentro de sua inconsciência, se autodestroem, também destroem a vida emocional de uma criança. 

Quando a criança cresce e se torna adulta está repleta de medos, carências, fragilizada, com muita raiva e angústia. Suas necessidades emocionais não foram devidamente supridas. A ferida é muito grande. Seu corpo emocional está cheio de dor intensa, de traumas, que começam a produzir neuroses, psicoses e comportamentos autodestrutivos, limitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. É muito doloroso ver esse adulto tão ferido, que, também inconscientemente, permanece preso aos traumas infantis. Ele está em um encantamento, preso ao sofrimento. É um mundo tão disfuncional, tão distante de uma vida saudável, que nos causa surpresa ao perceber tamanha dor existencial. Com os traumas sofridos, a criança cria um mundo de crenças limitadoras, que vão produzir um ciclo vicioso de insucesso e incapacidade para realizar seus sonhos. São crenças limitadoras sobre Deus, a vida, amor, dinheiro, sexo, etc...

Uma crença muito limitante, vinda da carência emocional, é acreditar não ser bom o suficiente. Outra muito incapacitante para a realização de sonhos é acreditar não ser merecedor de amor e de outras coisas. São crenças restritivas que criam pensamentos e experiências restritivas. 

O que você pensa determina seus resultados. E isso provém das crenças, muitas vezes, em níveis inconscientes. As principais crenças limitantes vêm dos pais. E assim a pessoa vai repetindo sempre as mesmas experiências, obtendo os mesmos resultados. Não consegue perceber que seus pensamentos e crenças estão formatando sua vida atual.

Você pode transformar sua realidade atual, se mudar conceitos e atitudes. Em primeiro lugar, pare de reclamar e culpar os outros, mesmo que esteja certo. Decida ser feliz, porque você merece.

Para ser feliz, você precisará romper com crenças limitadoras. Então, identifique quais são suas crenças limitadoras em todas as áreas. Em seguida, para cada crença limitadora, escreva uma crença facilitadora. 

Priorize sua felicidade e coloque em prática as ações que o levam a realizar seus sonhos. Valorize-se e se comprometa, com crenças positivas, a realizar o que deseja. Elimine as resistências, as justificativas, as desculpas. 

Pare de buscar o bem-estar e a felicidade fora de você. Modifique pensamentos, organize sua mente. Ressignifique todo o passado e comece a viver o presente. Coloque o foco nas coisas que você quer e não naquelas que não quer. 

Quais mudanças deseja promover em sua vida? A primeira e mais importante é se desprender das amarras do passado. Passado já foi e não se muda. O que podemos mudar em relação ao passado é lhe dar um novo significado. Pare de sofrer e use toda sua energia para melhorar sua vida. Você é o único que pode mudar a si mesmo. Estabeleça um plano de mudança, defina os passos necessários para chegar lá. É hora de progredir. Rompa com tudo que é limitante e castrador em sua vida. Não importa o que fizeram com você. Hoje, você escolhe fazer o melhor para você. Você escolhe ser o pai e mãe amorosos para você mesmo. Vitalize-se com pensamentos, conceitos e atitudes positivas para consigo e para com a vida.


Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram ; eis que tudo se fez novo. 2 CO 5:17. Deus preparou um próximo nível pra você, agora é a sua vez! Um grande abraço.


Paulo Leandro.



 
 
 

Comments


bottom of page